Na mitologia nórdica, Nidhogg, Níðhöggr ou Nidogue é o dragão que habita o Niflheim, o submundo nórdico. O seu nome foi várias vezes traduzido como "surpreendente cheio de ódio" e "devorador de cadávers ".
Vivendo na raiz de Yggdrasill - o Freixo do Mundo, em um poço de serpentes, Nidhogg se alimenta de os corpos dos mortos . Quando não está se alimentando dos mortos, Nidhogg rói a raiz de Yggdrasill, que é dito separá-lo do mundo, e de lá envia, através do esquilo Ratatosk, mensagens de insulto à águia Hræsvelgr, empoleirada no topo dos galhos. Ratatosk, por sua vez traz as provocações das águias de volta para Nidhogg.
No ato de roer a raiz, Nidhogg junta-se a quatro cervos, chamados Dainn, Dvalinn, Duneyr e Durathor, que pastam sob as folhas e cascas do topo de Yggdrasill . É sabido também que outros dragões o acompanham na tarefa de destruir a árvore, sendo seus nomes:Grabak, Grafvolluth, Goin e Moin.
Nidhogg surgirá no Ragnarok, trazendo consigo o corpo dos mortos para se juntarem a batalha em Midgard. O dragão, no entanto sobreviverá para continuar sua existência na nova ordem que se segue. Fontes sugerem que Nidhogg continuaria a viver para balancear o bem, tendo um equilíbrio perfeito entre bem e mal; alguns veem isso como um reflexo da cultura cristã na época em que a Edda em Prosa foi escrita, que vê constantemente o mundo dividido entre bem e mal.
fonte: Portal dos Mitos
Nenhum comentário:
Postar um comentário