quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Os Dragões


Dragões são criaturas míticas normalmente retratadas como serpentes gigantescas e poderosas ou como outros répteis com qualidades mágicas e/ou espirituais. A maioria dos contos sobre dragões são europeus, derivados das várias tradições populares europeias, ou dragões orientais não relacionados, derivados do dragão chinês (Long).

Como a maioria dos seres mitológicos, os dragões são vistos de maneiras diferentes por diferentes culturas. Os dragões são, por vezes, ditos serem capazes de respirar e cuspir fogo, veneno e muitos outros elementos. Eles são comumente retratados como serpentinos ou reptilianos, ovíparos e possuindo seu corpos cobertos tipicamente de penas ou escamas. Eles são muitas vezes retratados com uma fileira de espinhas dorsais, balanças quilhadas, ou asas de couro como as de um morcego e grandes olhos amarelos ou vermelhos, uma característica que é a origem da palavra dragão em muitas culturas. Dragões alados são geralmente retratados apenas em contos europeus enquanto as versões orientais se assemelham a grandes serpentes. Dragões podem ter um número variável de pernas: nenhuma, duas, quatro, ou mais, quando se trata da literatura européia precoce. Representações modernas de dragões tendem a serem maiores do que as suas representações originais, que eram muitas vezes menores do que os seres humanos.




Embora dragões apareçam em muitas lendas ao redor do mundo, diferentes culturas têm diferentes histórias sobre monstros que foram agrupados sob o rótulo de dragão. Dragões possuem grande significado espiritual em várias religiões e culturas ao redor do mundo. Em muitas culturas do leste asiático, dragões eram, e em algumas culturas ainda são, reverenciados como representantes das forças primordiais da natureza, da religião e do universo. Eles são associados à sabedoria (muitas vezes ditos serem mais sábios do que os seres humanos) e longevidade. Eles são comumente ditos possuírem algum tipo de magia ou outro poder sobrenatural, e são frequentemente associados com poços, chuva e rios. Em algumas culturas, eles são também ditos serem capazes de falar com os humanos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário